PREFEITURA ECONOMIZA R$ 1,3 MILHÃO NA COMPRA DE INSUMOS PARA DIABÉTICOS

 

Publicado em: 10/02/2021 16:47 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

Whatsapp

 

Prefeitura economiza R$ 1,3 milhão na compra de insumos para diabéticos

Entre os principais alicerces definidos pelo prefeito Johnny Maycon para a sua gestão estão a transparência e a economicidade com o recurso público. Seguindo essas diretrizes, a Prefeitura de Nova Friburgo promoveu uma licitação no último dia 22, visando à aquisição de insumos para diabéticos. O certame foi realizado na modalidade pregão eletrônico e aconteceu pelo sistema Comprasnet do governo federal. O resultado final garantiu uma economia de R$ 1.351.480,00 aos cofres municipais.

A licitação previa a compra de 1.562 milhão de tiras de glicemia, 1.562 milhão de lancetas, 425 mil seringas para insulina, sendo 240 mil de 1ml e 185 mil de 0,5ml. Todo esse material visa atender aos 1.422 pacientes cadastrados no Programa Municipal de Doenças Crônicas não Transmissíveis, além das demandas no Hospital Raul Sertã e Hospital Maternidade Mario Dutra de Castro, por 12 meses. 

Essa foi a primeira aquisição desses insumos utilizando pregão eletrônico dentro do sistema Compras Net. A ferramenta divulga licitações no portal de compras do governo federal para empresas de todo Brasil e ainda notifica fornecedores cadastrados que atendam ao objeto. Para o município, o procedimento elimina a etapa do credenciamento, pois os concorrentes já estão pré-cadastrados junto ao governo federal, aumenta as chances de economia devido a maior adesão de concorrentes e garante transparência plena, uma vez que todo cidadão pode acompanhar o processo pelo site www.gov.br/compras.

Ao todo, 23 empresas participaram desta concorrência municipal, sendo que cinco foram vencedoras e irão fornecer o material à Prefeitura. A estimativa inicial para aquisição do material era de R$ 2.359.930,00 e o valor total final ficou em R$ 1.008.450,00. Ao registrar os preços dos itens licitados, a Prefeitura poderá requisitar as quantidades necessárias conforme a demanda. O processo já foi homologado e a próxima etapa formal é publicar a Ata de Registro de Preço. Os insumos devem começar a ser entregues até o final de fevereiro. 

Para o prefeito Johnny Maycon, “o Pregão Eletrônico é muito mais vantajoso e eficiente do que o presencial, pois aumenta a competitividade, já que empresas de todas as partes do país podem participar da disputa, o que faz com que haja maior transparência, evita acordos de bastidores e gera economia aos cofres do município. Por essas e outras razões, estabelecemos que os pregões sejam sempre eletrônicos, salvo em casos excepcionais.” Atendendo a essa determinação, a licitação para aquisição de medicamentos também será feita no mesmo sistema.