Nova Friburgo tem ato, nesta quinta, dia 09, para conscientizar população a ficar em casa

 

Publicado em: 09/04/2020 22:07

Whatsapp

 

 Nova Friburgo tem ato, nesta quinta, dia 09, para conscientizar população a ficar em casa

Fotos: Leonardo Vellozo

 Sete estabelecimentos comerciais e agências bancárias foram notificados

 

A mobilização teve início em frente à Prefeitura, na manhã desta quinta-feira, dia 09.  Guarda Municipal, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Procon, em conjunto com as polícias Civil e Militar, e, o Corpo de Bombeiros, circularam pelas principais ruas de Nova Friburgo fazendo um apelo à população, com a seguinte mensagem propagada em carro de som: “Já temos, até o momento, 13 casos confirmados de Coronavírus na cidade. Fique em Casa. É o melhor que todos devem fazer”.

Além de transmitir a mensagem pelo Centro, Olaria e Conselheiro Paulino, o grupo notificou sete estabelecimentos comerciais por descumprimento de decreto municipal, dentre eles: três bares, duas concessionárias de automóveis, uma loja e uma lanchonete. A feira de Olaria também recebeu a visita do grupo, a fim de verificar se estava de acordo com as regras estabelecidas em decretos. Agências bancárias também foram alvo da operação.

Segundo o subsecretário de Posturas, Luis Cláudio Tardim, o comerciante que for reincidente após a notificação poderá sofrer sanções penais por não respeitar os decretos municipais, como a cassação de alvará, após registro de ocorrência na delegacia.

“Sabemos que o momento é delicado, mas precisamos da colaboração de todos. É importante que Poder Público, comércio e população caminhem no mesmo sentido para reduzir os impactos desta doença em nosso município”.

 

PROCON -

O Procon Nova Friburgo também participou do ato e visitou agências bancárias do Centro, Olaria e Conselheiro Paulino. Na ocasião, foram verificadas as questões de higiene, como a disponibilização de álcool em gel para os clientes e a utilização de máscaras de proteção pelos funcionários. O gerente de uma agência foi encontrado sem a máscara e, após o alerta da equipe, atendeu prontamente a solicitação.

Além disso, foram também observadas as questões de segurança, como a demarcação com fitas do espaço de segurança que deve ser feito nas filas, de um metro e meio de distância entre cada pessoa. Em uma agência do Centro foi identificada a falta de demarcação. Após a notificação feita pela equipe do Procon, a  deficiência foi sanada prontamente.

Outro problema, que tem sido apontado por consumidores, e que também foi identificado pelo órgão é a abertura de apenas uma agência de um determinado banco no Centro da cidade. Segundo o coordenador do Procon, Alexsandro Gabetta, deixar uma única agência em funcionamento e fechar as demais pode provocar aglomerações.

“Solicitamos ao banco informações que justifiquem a razão para as demais agências do Centro da cidade estarem fechadas, enquanto somente uma funciona. Entendemos que isto pode provocar uma procura de clientes maior do que a ideal e aguardamos a resposta em um prazo de 48 horas”, disse.